Mauricio de Sousa


    Para quem não sabe, Mauricio de Sousa é o criador da Turma da Mônica. Ele tem 76 anos e começou a desenhar histórias em quadrinhos em 1959, quando uma história do Bidu foi aceita em um jornal. E foi com Bidu e seu dono, Franjinha, que começaram a aparecer os personagens conhecidos hoje em dia da turminha. Porém, o primeiro gibi da Mônica, só foi lançado em 1970. Em 2011, Mauricio se tornou o primeiro quadrinista a tomar posse na Academia Paulista de Letras.
    Mas Mauricio não é apenas um bom desenhista ou roteirista, mas também um ótimo empresário. As revistinhas da Turma da Mônica foram o começo de um império, que conta com gibis, filmes, parque de diversões, desenhos animados e milhares de produtos licenciados, entre outras coisas, e que já está se aventurando internacionalmente, principalmente na China.

Cascão garoto-propaganda da Vedacit e maçãzinhas Turma da Mônica!


    Mas por que todo esse auê? Simplesmente porque é um gibi destinado para crianças que consegue tratar de assuntos importantes como o meio-ambiente e o preconceito sem perder a naturalidade e que consegue se manter atualizado e conversar com crianças de várias gerações diferentes (e não só crianças, se você pegar um gibi pra ler hoje em dia vai se divertir tanto quanto). É também um ótimo incentivo à leitura e auxilia na educação (coisas que estão faltando hoje em dia). Sem contar que sobrevive bem a essa onda do politicamente correto que atinge todos os segmentos da cultura pop, ultimamente. Inclusive, encontrei um tumblr, o “Porra, Mauricio!” que faz piada disso (nem todas engraçadas).


    Uma característica muito importante, e é o que dá humor às histórias, muitas vezes, é que elas se mantêm sempre atuais, e não só porque ele faz um trabalho bem feito e mantém uma equipe qualificada e que se atualiza constantemente, mas também pelo fato de que Maurício é pai de 10 filhos, de 4 casamentos diferentes, com diferenças de idade de quase 40 anos entre eles e, portanto, possui facilidade para conversar com crianças de todas as idades. Inclusive, para quem não sabe, muitos de seus personagens foram inspirados por seus filhos, como por exemplo Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha, Nimbus e Do Contra.

    Em 2009, teve uma exposição no MuBE (Av. Europa, 218, SP) de 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa e, entre outras coisas, tinham essas obras de arte famosas com a Turma da Mônica, muito legais!

"Magali e Mônica de Rosa e Azul" (Rosa e Azul – Renoir) e "O Pensador de Planos Infalíveis" (O Pensador - Rodin).


    Agora quer saber como manter o gibi atual e engraçado ainda hoje? Olha aí. E olha também o site fora do ar como forma de protesto contra os projetos de lei SOPA e PIPA.

*    Numa das poucas edições da Turma da Mônica Jovem que eu li, o Cebolinha tá viciado num joguinho de computador tipo MMORPG.


*    Revistinha da Magali em que ela vira a Lady Gaga (nessa caso Lady Gagá). A incorporação de ícones atuais nas historinhas é muito comum, e os nomes adaptados são sempre engraçados.


*    Outra coisa engraçada foi a volta da Denise do limbo, que agora é toda moderninha e tem as melhores gírias e expressões.


*    Essa próxima saiu numa revistinha promocional, anunciando os Gogo’s (sim, Gogo’s, eles eram os Geloucos before it was cool e eu ainda tenho um monte, hahaha) da Turma da Mônica. Agora vai dizer que só é engraçado pra criança?

Bloguinho me gusta!


    No Brasil tem gente muito boa, só falta valorizar.

Anúncios

6 comentários sobre “Mauricio de Sousa

  1. Eu fui na exposição, foi muito legal, valia a pena colocar o quadro da monica monalisa!!

    foi uma visita a infancia, muito bom!!!

  2. Nossa, eu adoro o Maurício, sou fã até hoje.. Quando era pequena tinha caixas cheias de gibi.. Meu personagem preferido é o Chico Bento hahahah
    Beijos menina, sucesso pra vc e pro blog!

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s