A Invenção de Hugo Cabret


Do que você tá falando?

    Eu me lembro de ter visto o trailer desse filme há bastante tempo no cinema, mas não dei a mínima, achei que fosse um filme de criança no estilo “A Bússola de Ouro” e nada mais. Até que um dia meu amigo me chamou pra assistir e foi uma bela de uma surpresa!
    Pra quem não sabe (eu não fazia idéia até pouco tempo), o filme dirigido por Martin Scorsese é na verdade baseado no livro homônimo de Brian Selznick, que não tive a oportunidade de ler, mas deve ser uma boa leitura infanto-juvenil, considerando que os livros são quase sempre melhores que os respectivos filmes. Digo quase porque não li, então não posso garantir. E também porque o filme é muito bom! Surpreendentemente bom! Principalmente se você vai sem esperar nada, como eu.


    A princípio ele te leva a crer que é uma história fantasiosa e infantil, mas na verdade, se você parar pra pensar, não tem nada de realmente mágico ou fantástico e no final é tudo uma grande homenagem aos primórdios do cinema, em especial a George Méliès, grande precursor da sétima arte, que talvez você não conheça por nome, mas deve já ter visto esse filme dele em algum lugar:


    Inclusive, apesar de ter sido feito em 1902 (é isso aí), um fato curioso que é mencionado no filme é que existe uma versão de “Viagem à Lua” colorida! E não é o único. Isso era feito pintando o filme à mão, cena por cena. Incrível, né?
    O filme ganhou vários Oscar agora em 2012, como melhor fotografia e direção de arte, e devo dizer que foram merecidíssimos. Mesmo que a história, a atuação ou qualquer outra coisa assim fossem muito ruins, ainda valeria o ingresso de tão lindo que é de se ver, principalmente no começo, que mostra Paris. Além disso, o 3D também é muito bom. Um filme muito bem feito.


    Pra falar a verdade, tem uma coisa que eu não gostei: o título! Tudo bem que o do livro já era assim, mas pra mim não faz muito sentido, considerando que ninguém inventa nada, muito menos o Hugo. Inclusive em inglês o filme se chama simplesmente “Hugo”, podiam ter mantido isso.


Mas eu nem sei do que se trata!

    Hugo é um garoto órfão que mora nas paredes de uma estação de trem e tem como objetivo de vida consertar um autômato (meio que um robozinho que escreve e eu acho um tanto assustador), projeto que tinha com seu pai antes dele morrer. Hugo então conhece Isabelle e juntos eles descobrem um mistério envolvendo o autômato e o avô da garota, George, que trabalha numa loja de brinquedos na estação de trem.

Eu deveria assistir?


  Se ainda estiver passando, hahaha! Mas deveria sim, é um filme divertido, bem feito e você ainda adquire bastante cultura!
 
 


  Não sei por que razão alguém deveria não assistir. Se não gosta de cinema, ou acha que vai ser bobinho, ou tá com muita preguiça…

3 comentários sobre “A Invenção de Hugo Cabret

  1. eu acho q eles deveriam ter investido no trailer pq até agora nao me deu a menor de ver uhauhauha

    bom, nao vou assistir anyway uhhahuauauhuhah

O que você acha?

