Nuvens Iridescentes

Rio Grande do Sul

    Pra começar, o que quer dizer iridescente? Se você for olhar no dicionário, quer dizer “que reflete as cores do arco-íris”. Sabe, tipo alguns insetos, bolhas de sabão ou óleo na água.

    Eu estou falando especificamente de iridescência em nuvens. O que acontece é que a luz do Sol sofre difração ao passar pelas gotículas de água da nuvem. É um fenômeno um tanto difícil de ser visto, relativamente raro, que faz com que as nuvens pareçam coloridinhas. Como ocorre com muito mais frequência perto do Sol, fica difícil de enxergar, por isso é mais facilmente observado com óculos escuros, ou quando o Sol está escondido atrás de uma árvore ou construção.

Noruega

Colorado

    Essa última foto abaixo é sem dúvida a mais incrível, então quem fica duvidando que seja de verdade (como eu, hahaha), clique aqui e veja que a fonte é o APOD (já falei dele aqui) e lá ainda tem link pra uma foto mais surreal dessa mesma nuvem.

Etiópia

P.S.: Post sugerido pela minha amiga Paty, que deu muita sorte e viu uma!

    Mais alguém aí já viu??

10 comentários sobre “Nuvens Iridescentes

  1. Quero ir pra Etiópia! Mas eu já ficaria feliz indo pro Colorado mesmo… Vc viu isso onde, Paty? Tinha usado LSD antes?

    • Eu tava esperando o trem de manhã, o sol já havia nascido eu estava olhando pro leste. Eu estava de óculos de sol. Havia uma nuvem um pouco próxima ao sol e, quando eu olhei para ela eu vi o fenômeno, ela tava coloridinha.. eu fiquei tirando e colocando o óculos (as pessoas do meu lado devem ter pensando que eu era louca) e notei q sem óculos eu via apenas o vermelho e um pouquinho do amarelo do arco-íris na nuvem, com óculos eu consegui ver várias cores, fiquei olhando pra ela feliz até que ela começou a se dissolver 😥 mimimi….Nunca vou me esquecer! 😀

  2. Olá, parece loucura…e quando digo dizem que eu devia estar doidona, afinal ninguém além de mim e minha família viram.
    Aconteceu em Resende – RJ no dia 20/12 (até achamos que era um presságio do dia 21 rsrsrsrs).
    Foi a coisa mais linda que já vi, e na verdade já havia visto um bem pequenino em outubro na rodovia Lucio Meira quando retornava de uma viagem, mas esse que aconteceu aqui em Resende foi surpreendente, pois ficou mais de 15min acontecendo.
    Estava retornando para casa quando percebi o fenômeno no céu, estava junto com meu marido, então corremos para a casa de meu pai, onde eles, meu sogro e sogra e minhas filhas tb puderam presenciar essa coisa mais linda…até brincamos que parecia uma aurora boreal no hemisfério sul…hehe
    Então hj resolvi pesquisar o que foi aquilo e se alguém alem de nós tinha visto, pois pra todos que pergunto ninguém percebeu.
    Tiramos algumas fotos, mas como nossa máquina não tem filtros específicos o que aparece é só um grande clarão por traz das nuvens.

O que você acha?

