Hasta la Vista


Do que você tá falando?

   Hasta la Vista é um filme vindo diretamente da Bélgica que conta a saga de três amigos com deficiência física rumo a um bordel na Espanha. Parece estranho, né? É estranho, mesmo! Um ponto pela originalidade e ousadia, hahaha! A situação toda é triste, se você parar pra pensar. Todos dependem de alguém para sobreviver e nunca poderão viver uma vida plena de possibilidades. Ainda assim, os amigos decidem aproveitar mais a vida e se aventurar além de suas casas e a motivação principal é perder a virgindade num bordel na Espanha que ouviram falar.
    Porém, mesmo sendo um filme notoriamente triste devido às dificuldades dos três, as cenas que realmente apertam o coração não são maioria, pois o roteiro é recheado de piadas engraçadas e descontração por parte dos meninos, além de ser uma bela lição de vida pra todos nós que somos “perfeitos”, mas sempre arrumamos desculpas pra não fazer as coisas. Inclusive numa parte, Claude, a motorista/enfermeira, pergunta a eles o que sonhariam ser caso não fossem deficientes e, depois de responderem, eles perguntam a ela “e você?” e ela responde “eu não sou deficiente”, mas isso não quer dizer que ela foi atrás de seus sonhos, não é mesmo?


    Resumindo, “Hasta La Vista” consegue lidar com um tema pesado e complicado de maneira divertida, mas nem por isso superficial. Trata da condição especial deles em diversos aspectos, como amor, amizade, família, preconceito (de ambas as partes), a dificuldade de fazer as coisas sozinho (praticamente impossível no caso de Philip) e como lidam com isso, e uma coisa que eu achei muito interessante e aparece muito no filme, que é a concepção de que só porque eles tem uma condição especial podem dizer e fazer o que bem entenderem sem serem repreendidos.
    Outro ponto importante do filme é que ele não engrandece os protagonistas só por causa de sua condição, ele mostra que eles também tem defeitos e preconceitos e, basicamente, são pessoas normais como eu e você, nem melhores e nem piores.


Mas eu nem sei do que se trata!

    Poxa, como não sabe? Eu falei pra caramba no outro tópico! Mas tudo bem, vou dar uma sinopse bem mastigadinha pra vocês que não prestam atenção:
    Lars, Philip e Jozef são três amigos de 20 e tantos anos que decidem sair numa road trip rumo a um bordel na Espanha. Agora você diz: “Ai, não, mais um filme babaca desses…” Mas não se precipite! Os três são deficientes físicos, Jozef é quase completamente cego, Philip é tetraplégico e Lars não tem o movimento das pernas (não ficou tão claro o motivo, a não ser a presença de um tumor). Os amigos resolvem largar a segurança e o conforto de suas casas e o cuidado de seus pais para se aventurar numa viagem com o intuito de perder a virgindade num bordel na Espanha que aparentemente é especializado em deficientes físicos (Na verdade, julgo que seja especializado, senão qual o problema de ir num outro bordel qualquer? Não aceitam deficientes? Tá certo isso, produção?). Para isso, contam com a ajuda da enfermeira/motorista/faz-tudo/ex-presidiária Claude. O único problema é a saúde muito debilitada de Lars.


P.S.: Pelo que percebi, o filme só está sendo exibido em São Paulo na Reserva Cultural, na Av. Paulista, e somente em um horário. Que horror, hein?

Eu deveria assistir?

    Sim! Deveria, sim! Aliás, aposto que você nunca viu um filme da Bélgica, esse é um belo começo, hahaha! Mas, sério, o filme consegue ser bem divertido ao mesmo tempo que nos faz refletir e nos mostra que suas deficiências não os tornam diferentes das as outras pessoas. Além disso, é sempre bom uma dose de incentivo pra aproveitar a vida antes que seja tarde, não é mesmo?
 
    Sinceramente, não sei quem não deveria assistir. É um filme divertido, quem não gosta de filmes divertidos? E você ainda ganha um “cult” de graça, hahaha! Faz bem pra cabeça e pro coração.

Anúncios

2 comentários sobre “Hasta la Vista

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s