Caverna dos Cristais, México


    A Caverna dos Cristais se encontra nas minas de prata, chumbo e zinco de Naica, no deserto do estado de Chihuahua, no México, famoso por seus cristais. Ela foi descoberta por acaso por dois irmãos mineradores no ano 2000, a 300 metros de profundidade. A caverna recebe esse nome pois abriga os maiores cristais naturais do mundo. São cristais de selenita e o maior deles possui 11m de comprimento.


    A visita é extremamente difícil, pois a temperatura pode chegar a 50°C (a caverna fica acima de uma câmara de magma que está a aproximadamente 1,5km da superfície) e a umidade a 100%, o que faz com que muitos exploradores desmaiem e, por isso, é recomendado o uso de um traje próprio. As visitas à caverna não duram mais que 20 minutos. Não preciso dizer que não é aberta pra turistas, né?


    A Caverna dos Cristais é uma cavidade em forma de ferradura com 10m de largura e 30m de comprimento. Estima-se que alguns cristais tenham até 600 mil anos e a empresa que faz a mineração da área teve que tomar medidas para evitar que fossem roubados. Se alguém quiser entender como esses cristais gigantescos se formaram, leiam esse artigo da National Geographic explicando.


    O problema, além dos furtos, é a preservação da caverna. A empresa mineradora encarregada diz tomar algumas providências para que os cristais não sejam danificados, mas que essa não é sua principal preocupação. Além disso, a caverna só é acessível porque toda a água que continha foi e continua sendo drenada. Se isso parar, a água logo tomará conta novamente e os cristais continuarão a crescer, mas não serão mais acessíveis.


    Em 1910, outra caverna do gênero (Caverna das Espadas) foi descoberta na mesma região, mas dessa vez a apenas 120 metros de profundidade, o que fez com que as condições não fossem propícias para a formação dos cristais gigantes e, portanto, eles são bem menores que seus vizinhos.

    Muito impressionante, né?

Caverna dos Cristais ou Fortaleza da Solidão?? (Caso você não tenha entendido a piada, essa não é uma fotografia real, ok? Hahaha!)


Fonte: http://ngm.nationalgeographic.com/2008/11/crystal-giants/shea-text/1

Anúncios

Um comentário sobre “Caverna dos Cristais, México

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s