Museu TAM


    O Museu TAM é um museu da TAM. Sério. Ok, sem babaquice, mas como vocês devem imaginar, tem a ver com aviões. É um museu dedicado à aviação que conta com diversas aeronaves reais (a maioria em plenas condições de vôo) e suas respectivas descrições, um montão de miniaturas, história da aviação, modelos de aeronaves que já foram importantes pra história e também uniformes incríveis (só que ao contrário) de aeromoças de toda parte do mundo. Além disso, conta a historia da TAM, afinal o museu é deles.

Notem o dirigível pequenininho que ficava girando em torno da Torre Eiffel, a coisa mais léeenda!


    Assim que entramos, vemos uma parte mais histórica, recheada de miniaturas para ilustrar. Logo depois entramos numa salinha escura (ui!), infelizmente desprovida de cadeiras (a preguiçosa) e assistimos um filminho sobre a história da TAM, que na verdade foi bem interessante. Por exemplo, vocês sabiam que TAM vem de “Táxi Aéreo Marília”? Eu não sabia.


    Logo depois que o videozinho termina, a porta abre e damos de cara com um galpão enoooorme e cheio de aviões! Segundo o site deles, são mais de 90 aeronaves. Lá também ficam as roupas das aeromoças, alguns motores e peças à parte e muitas, muitas miniaturas. Ah, tem uns joguinhos de simulação também, parecidos com aqueles de Playland, mas tem que pagar, o que é meio absurdo, e tem um avião da TAM pequeno que dá pra entrar, mas isso só vai ser legal se você nunca andou de avião.

Uniforme de 1968 de uma companhia aérea dos Estados Unidos (pois é, nada a ver); uniforme atual de companhia aérea de Singapura; louças utilizadas a bordo em 1950 (igualzinho hoje em dia, só que não).


    Mas e a infra-estrutura? Bom, eu achei tudo bem legal! O lugar parece super novo, tudo bonitinho, limpinho e bem cuidado. Os banheiros são enormes, tem lojinha de souvenir com coisas bem legais, apesar de ser tudo caro, e tem onde comer, apesar de ser tudo caro [2] e nada gostoso (como era de se esperar).


    A não ser que você vá ler tudinho, checando os dados de cada avião minuciosamente, não é um passeio muito longo e nem cansativo. Mas, pra ser super sincera, acho que a visita só vale a pena em duas circunstâncias: a primeira é se você mora em São Carlos ou arredores ou vai passar lá por perto; a segunda é se você gosta muito de aeronaves ou aviação em geral. Se você se encaixa em qualquer uma das duas, vale a pena ir sim! Mas, se você mora longe, não é exatamente um passeio que vale uma viagem, principalmente porque São Carlos não tem mais nada de muito interessante pra se visitar.

Foto com efeito tilt-shift!


Off topic: Eu descobri que minha câmera fotográfica forja o efeito tilt-shift, por isso algumas fotos estão com esse aspecto de miniatura (ou tentativa de, já que são fotos de aviões, hahaha).


Curiosidade do dia: Sabe aquelas pás que ficam girando em cima do helicóptero? Sabe né? As hélices? Nope, aí é que você se engana. Na verdade elas não são chamadas de hélices, mas sim de asas. Pois é. Mas nesse caso são chamadas de asas rotativas, diferentes das asas fixas com as quais estamos acostumados (de avião, por exemplo). Agora, se você me perguntar o que é hélice então, ou qual a diferença, aí já não sei, vai conversar com o Google!


    O museu fica em São Carlos, aberto de quarta a domingo, das 10h às 16h e a entrada custa R$25 a inteira. Pra quem quiser entrar no site, é só clicar aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Museu TAM

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s