Dica de Viagem – Sacolas à Vácuo

    Na última viagem que eu fiz, me preparei pra enfrentar frio e chuva, então precisei viajar com blusas de frio, casacos e cachecol. Porém, ia viajar de Low Cost e só poderia carregar uma mala de mão. E aí? Como levar roupa de frio suficiente pra mais de uma semana de viagem numa mala de mão, se esse tipo de roupa ocupa tanto espaço? É aí que entra a minha dica: sacolas à vácuo! São sacos de plástico transparente resistente, de diversos tamanhos, em que você coloca suas roupas dobradinhas e em seguida tira todo o ar, isso faz com que o tamanho diminua em até três vezes, principalmente para roupas de frio que são mais “fofinhas”.

Minha Vac Bag tamanho médio e a bomba.

Minha Vac Bag tamanho médio e a bomba.


COMO FUNCIONA?

    Não é nada muito elaborado, as sacolas tem um fecho muito bom que não deixa o ar passar e tem uma “válvula” que você abre pra retirar o ar e depois fecha pra que ele não entre de volta. O mais comum é retirar o ar de dentro usando um aspirador de pó, o que é também a maneira mais eficiente.
    Quando vamos viajar não temos aspiradores de pó à nossa disposição, então temos que apelar para outros métodos. O primeiro deles são as Trip Bags. É basicamente a mesma coisa mas em vez de retirar o ar com o aspirador, vc retira com as mãos mesmo, apertando ou enrolando. No lugar da válvula, a Trip Bag possui buraquinhos por onde o ar sai. Eu não testei essa, então não posso dizer se tem a mesma eficiência que as Vac Bags normais, mas eu acredito que não fique tão bom e amasse mais. O segundo método é o que eu utilizei na minha viagem e funcionou super bem: comprar uma bomba para retirar o ar. É só um cilindro não muito grande, como uma bomba de encher bola, que você pode usar no lugar do aspirador. Exige um pouco de trabalho braçal e demora mais, mas funciona.

Como ficam as roupas numa sacola de tamanho médio.

Como ficam as roupas numa sacola de tamanho médio.


DICA: Se for usar a bomba, eu recomendo que você tire o máximo de ar possível do saco antes de usá-la. É só dar uma boa apertada, sentar em cima, sei lá. Quanto mais ar tiver lá dentro quando você começar a bombear, mais trabalho vai dar e mais chato vai ser.

    A marca que eu usei, como já citei acima, foi a Vac Bag da Ordene, dá pra comprar pela internet na Conforto Online (que tá em promoção), eles vendem também a versão Trip Bag e a bomba. Eu não comprei as minhas no site, comprei numa daquelas lojas Multicoisas.

AVISO: Cada embalagem vem com apenas uma sacola, então não é dos produtos mais baratos, porém as sacolas são reutilizáveis. Além disso, prestem bastante atenção nos tamanhos, pois algumas servem pra guardar edredom e outras coisas do tipo e são gigantes! Eu comprei o tamanho médio e cabem dois montinhos de camisetas dobrados, pra vocês terem alguma noção. Eu acho que esse tamanho é o ideal para ir viajar e ocupava exatamente o tamanho da minha mala de mão, mas, na dúvida, é melhor conferir as dimensões que vem escritas na embalagem.

Antes e depois com moletons, blusas de lã e outras roupas de frio.

Antes e depois com moletons, blusas de lã e outras roupas de frio.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

* Eu estou falando sobre o uso das Vac Bags em viagens porque foi o meu caso, mas elas servem pra outras coisas também, como guardar as coisas de inverno no armário sem ocupar espaço quando for verão e etc.
* Elas só serão de alguma utilidade na sua viagem se você tiver restrição de espaço. Se você vai se deslocar muito, eu aconselho pensar bem no que vai colocar em cada saco pra não ter que ficar abrindo todos e fechando toda vez.
* Se você vai viajar pra um lugar quente, não faz muito sentido usar por dois motivos: O primeiro é que roupa de verão ocupa pouquíssimo espaço, então provavelmente não vai haver necessidade; o segundo é que você vai retirar apenas o ar, então guardar camisetinhas e shorts jeans não vai servir pra quase nada, enquanto guardar casacos de lã e moletons faz muita diferença no tamanho que eles vão ocupar na sua mala.
* As roupas não vão amassar? Eu não tive esse problema, mas roupas de frio não costumam amassar muito, né. Se alguma coisa amassava era bem pouco. Mas é claro que é importante que você coloque as roupas no saco dobradinhas e retinhas.

    Eu achei um vídeo muito bom e super rapidinho no youtube pra vocês verem como funciona, é só clicar aqui. Espero que seja uma dica útil!

2 comentários sobre “Dica de Viagem – Sacolas à Vácuo

  1. Oi! Muito boa a dica! Dúvida: você levou casacos de lã ou outro tipo de casaco pesado? Eles ficaram com dobras, marcados? Foi difícil tirar essas dobras?

    • Oi, Renata! É sempre bom evitar tecidos que amassam muito na hora de arrumar as malas. Na realidade, o que acontece é que do jeito que você colocar a roupa na sacola, ela vai ficar. Depois que você tira o ar, as roupas vão permanecer do jeito que estão até você abrir de novo, elas não vão ficar se mexendo, então, se não tiver jeito e precisar levar roupas que amassam, o segredo é colocá-las bem dobradinhas e com cuidado pq se tiver uma dobra onde não devia, provavelmente vai marcar, sim. Mas eu não lembro de ter tido qualquer problema com isso com as minhas roupas, não.

O que você acha?

