FLIP – O Navio Vertical

flip1
   O FLIP, Floating Instrumet Platform, é um navio da Marinha dos Estados Unidos destinado a pesquisas em mar aberto, que tem uma característica especial: ele vira 90°. O navio opera tanto horizontalmente, como navios normais, quanto verticalmente, como o Titanic (piada boa, hein). Masgentecomassimcêfumô??
   O navio, de pouco mais de 100 metros, foi criado de forma que parte dele possa ser inundada com 700 toneladas de água, afundando no oceano, enquanto cerca de 17 metros ficam flutuando sobre a superfície, deixando o navio “em pé”.

flip3
   O FLIP existe há 50 anos e foi desenhado para estudar a altura das ondas, sinais acústicos, temperatura e densidade da água, tomada de dados meteorológicos, entre muitas outras coisas. E, ao contrário do que você pensa, é extremamente estável.
   Acho que uma das coisas mais legais é que tudo dentro navio tem que funcionar nas duas posições. Camas, banheiros, armários, equipamentos, tudo tem q ser móvel ou duplicado. O navio abriga 5 membros da tripulação e até 11 cientistas, mas ficar por lá nem que seja um tempo mínimo deve ser extremamente desconfortável, principalmente quando o navio está na posição vertical.

flip2
   O vídeo abaixo é bastante interessante e a partir da metade, mais ou menos, eles mostram um pouco do interior e como tudo é adaptado para funcionar em ambas as posições.

Anúncios

Um comentário sobre “FLIP – O Navio Vertical

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s