Minha Viagem pra Europa: Dicas e Curiosidades

   Nessas férias de julho eu fiz uma viagem para a Europa, mais especificamente (e nessa ordem) para São Petersburgo (Rússia), Tallinn (Estônia), Estocolmo (Suécia), Oslo e Flam (Noruega), Copenhague (Dinamarca), Brighton e Londres (Inglaterra). Como não tô com muita paciência (e já esqueci muita coisa) de escrever posts específicos, resolvi fazer um apanhado de dicas e curiosidades interessantes que observei nas minhas andanças. Sempre que possível, coloco minhas fotos pra ilustrar.
Obs: quando falo em Escandinávia, me refiro à Suécia, Noruega e Dinamarca.

* As russas são quase todas altas, magras, loiras, tem pernas bonitas e andam bem arrumadas. Não se pode dizer o mesmo dos homens.
* Os russos vão esbarrar em você muito forte e não vão nem olhar pra trás.
* Os ingleses também vão esbarrar em você, mas vão pedir desculpa.
* Em São Petersburgo, o “ticket” do metrô é uma moedinha!

europa2

* Os homens dessa parte da Europa gostam de andar com camiseta listrada e bermuda xadrez igual aos brasileiros. Sad but true.
* A moda pra homens (principalmente na Rússia) consiste em bermudinhas mais curtas com a barra dobrada. Outra coisa que eles estão usando muito é meia puxada pra cima. Aliás:
* Os europeus podem se vestir com muito mais liberdade sem sofrer preconceito (beijo, Brasil).
* Vi muitas meninas na escandinávia de legging de cintura alta e cropped top. Achei bem terrível, hahaha!
* Na Estônia, “Meu Malvado Favorito” é “Mina Supervaras” e na Rússia, “Wolverine” é “Pocomaxa”, hahahaha!

europa21

* Ninguém na Rússia fala inglês, nem os jovens, nem ninguém mesmo.
* Todo mundo na Escandinávia e na Estônia fala inglês, todo mundo. E um inglês muito bom, inclusive.
* Na Inglaterra todo mundo fala inglês fluente. (ha ha ha, que piada engraçada… só que não)
* Peterhof (Rússia) é um plágio de Versalhes. Mas um plágio muito bom, hahaha.

europa3

* As pessoas são muito simpáticas na Estônia e na Escandinávia. Já na Rússia…
* As pessoas não ficam o tempo todo mexendo no celular.
* Muitas vezes você vai ter que pagar pra usar o banheiro.
* Na Estônia também tem Coca-Cola com nome!

europa22

* Tem muito turista em todo lugar (alta temporada, né), mas em Londres chegava a incomodar a quantidade absurda de gente em todos os lugares.
* Em compensação, em Oslo SÓ tinha turista, os moradores simplesmente não existiam. Parecia uma cidade fantasma de tão vazia.
* Tem muito turista chinês. Muito. Assustadoramente muito.
* Tem brasileiros em todo lugar. Mas tem muito mais em Londres.
* iPad não é câmera fotográfica. Fica a dica.
* Esses europeus gostam de plantar marshmallows gigantes. (Ainda não descobri que diabos é isso, se alguém souber, me avise!)

europa7

* Peguei um calor de quase 30 graus na Rússia e na Escandinávia enquanto no Brasil todo mundo morria de frio (he he he, doce ironia).
* Eles comem tudo com pouquíssimo sal.
* E a saladinha do seu prato vai vir sem tempero, sem molho e não vai ter nada na mesa pra você colocar.
* As bedidas vem sem gelo e muitas vezes no copo, sem a latinha ou a garrafinha.
* Apesar de não anoitecer (ou anoitecer muito tarde e por pouco tempo) muitos dos hotéis em que nos hospedamos não tinham cortina que tampasse a luz. Na foto: meia noite em São Petersburgo.

europa8

* A galera de São Petersburgo aproveita muito o verão. 23h da noite e as ruas estão lotadas de gente, mesmo em dias de semana.
* Eles também aproveitam muito o Sol. Qualquer beira de rio ou parque serve de praia.

europa1

* O cheiro das pessoas nessa época do ano não é dos melhores, sabe como é, hahaha.
* O metrô de São Petersburgo é muito, muito fundo.
* É bem fácil aprender a ler o alfabeto cirílico. Mas isso não quer dizer que você vai saber o que tá escrito, hahaha. Algumas vezes você dá sorte e a palavra é parecida com o português. Você também vai saber ler seu nome, e isso é bom caso alguém queira te dar o documento da Anastasia Popova em vez do seu. True story.
* Em russo, “entrada” e “saída” são palavras muito parecidas.

europa20

* Fomos de carro de Oslo até o passeio de barco nos fiordes e, apesar de cansativo, foi uma das melhores coisas. As paisagens são fan-tás-ti-cas. Nível Senhor dos Anéis.

europa19

* Na Noruega tem muitos rios de degelo e a água é extremamente transparente, fria e tem um tom azulado muito bonito. Além de proporcionar muitas cachoeiras espalhadas por aí.

europa9

* Na Noruega tem muitas casas com grama no telhado!

europa10

* Usina eólica no meio do mar, vista do avião (entre Dinamarca e Inglaterra). Ou plantação marítima de cataventos, pode ser também.

europa11

* Uma coisa legal sobre a escandinávia: vikings!!!
* Você não sente uma energia especial mágica transcendental quando visita o Stone Henge. Não.

europa15

* Brighton é conhecida como a capital gay da Inglaterra.
* O píer de Brighton é basicamente um cassino misturado com um mini parque de diversões.

europa14

* Em Brighton tem um palácio no melhor estilo Taj Mahal que eu simplesmente não compreendo (Royal Pavilion).

europa13

* Todo mundo confia em todo mundo. Segundo a minha irmã, eles confiam em excesso, hahaha.
* Encontramos uma brasileira em Tallinn. Ela tinha acabado de ter a bolsa furtada. Pois é! A ironia mandando beijo de novo.
* Existem flores azuis, sim!
* Tem bar de gelo em todos os países da escandinávia, é caro e você fica pouco tempo, mas é tão legal, hahaha!

europa6

* Os preços não são nada convidativos, em nenhum desses lugares. Londres, por exemplo, tem tanta coisa legal pra ver que você vai ter que deixar pra lá pq cada entrada custa um rim. E você só pode vender um, afinal de contas.
* O único tempo ruim mesmo, frio e com chuva, que pegamos foi no dia do passeio de barco pelos fiordes e no dia de Brighton, que é praia. É, pois é… Mas ambos renderam boas fotos mesmo assim.

europa18

* Vocês sabiam que trolls na verdade são criaturas do folclore escandinavo?
* Em muitos países da Europa você encontra uns “museus à céu aberto” que são como uma reconstrução de cenários típicos de lá. Muitas vezes vai ser bem chato, hahaha.
* Nós almoçamos num restaurante italiano em Londres em que o chef era brasileiro, mas tinha morado grande parte da sua vida no Japão. Foi um dos melhores restaurantes ever.
* Fomos parar sem querer no castelo de Arundel, nos arredores de Londres e, olha, tem o jardim mais fantástico que eu já vi.

europa16

* Tome suco de maçã!
* O pintor Edvard Munch é norueguês e, se você quiser ver “O Grito” de perto, é lá em Oslo que você deve procurar.
* Não, em Copenhague não tem um monte de chocolate, chega dessa piada!
* É comum beber água da torneira.
* Estocolmo se orgulha muito de sua água limpa. Quer nadar e pescar no meio da cidade? Fica à vontade!
* Tallinn abraça sua “medievalidade” como nenhum outro lugar que eu conheci. Se você gosta dessas coisas, vai adorar passear por lá.

europa4

* Na Noruega tem uma loja de coisas nerds chamada Outland que é a perfeição. Sério. Sério. Sério. Saí chorando pq queria tudo e não comprei nada… snif… Em Londres tem a Forbidden Planet que também é fantástica (mas não é a perfeição, sorry).
* Compre jogos de videogame em Londres. Não é barato como nos EUA, mas é ridiculamente barato comparado com o Brasil. E você sempre pode comprar jogos usados, fica a dica.
* Se você tá bem de inglês, compre livros também. Eles são quase todos o que nós chamamos de “edição econômica” por aqui, bem furreca, mas certamente vão custar uns 20 reais. Livro no Brasil é muito caro. Comprei uma trilogia pelo preço de um, praticamente.
* Em Estocolmo tem um navio “desafundado” (Vasa Museet) do século XVII que é sensacional! O negócio é tão grande que é impossível de caber em foto.

europa5

* Indo de Oslo pra Flam (onde fizemos o passeio pelos fiordes), nós passamos por um túnel de 25km.
* Aliás, fomos de carro da Suécia para a Noruega por estradas impecáveis e não pagamos pedágio nenhum. Nem em qualquer outra parte da viagem.
* O tour “The Making of Harry Potter” pelos estúdios da Warner nos arredores de Londres é muito legaaaal! Mas tem que comprar pela internet e com antecedência. Depois não diga que eu não avisei.

europa17

* Falando em Harry Potter, se você quiser tirar uma foto na plataforma 9 3/4, prepare-se para uma boa fila.
* A comida em Londres tinha preços muito parecidos. Desde o buffet da Pizza Hut, passando por fish and chips, até um prato num restaurante.
* Se você estiver perdido ou com alguma dúvida, pergunte num 7eleven, eles resolvem tudo. É sério!
* Não vi nenhum souvenir do bebê real mesmo ele tendo acabado de nascer. Confuso.
* Quando não valer a pena pegar um ônibus “Hop On, Hop Off”, finja interesse só pra pegar o mapa. Ajuda bastante saber onde estão os principais pontos turísticos sem precisar procurar. 😉
* Tem algumas moedas na Inglaterra que, juntas, formam um brasão! Boa sorte pra encontrar todas, hahaha!

europa12

* Tem uma loja de departamento em Londres chamada Primark que vende roupas e acessórios a preço de banana. Isso quer dizer que ela tá sempre cheia e, portanto, a fila do provador é imeeensa. O que as pessoas fazem, então, é ir de vestido pra poder provar as calças sem precisar entrar no provador. Mas isso é o de menos, cheguei a ver uma menina trocando de blusa lá no meio da loja mesmo, só de sutiã, “escondida” atrás das araras.
* Em Londres, coma fish and chips do lado da Tower of London, onde saem os passeios de barco. É muito bom e tem um preço bem razoável.
* Notting Hill (arredores de Londres) tava mais cheio que a 25 de março e isso não é uma piada.
* O tradicional café da manhã inglês é terríveeeeeeel! OMG! Tem salsicha, feijão, ovos mexidos, bacon, cogumelos, tomate…
* Os principais museus de Londres tem entrada gratuita pras exposições permanentes, então não deixe pro final de semana se não quiser pegar uma fila gigantesca.

   Eu sei que isso não vai ajudar muito quem estiver planejando uma viagem, mas espero que tenha dado pra se divertir e descobrir coisas novas. Vale notar que algumas coisas foram observações pessoais e, portanto, subjetivas.
   Sem dúvida essa é uma viagem que eu recomendo!

PS: Agradecimentos especiais ao meu cunhado e ao meu pai pelas fotos em que eu apareço e, portanto, não tirei, hahaha!

Anúncios

3 comentários sobre “Minha Viagem pra Europa: Dicas e Curiosidades

  1. Fantástico. *¬*
    Eu sei que já vi algo sobre os “marshmallows”, mas agora não lembro. =\

    Algumas dessas dicas parecem bem úteis… Um dia faço uma viagem desse tipo, só para usá-las! x)

  2. Vale a pena fazer essa viagem só pelos montes de coisas diferentes que a gente encontra. É uma cultura completamente diferente do que a gente está acostumado.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s