Constelações

O Que São Constelações?

   Achei importante fazer esse post pois muitas pessoas não sabem exatamente o que é uma constelação ou qual é o seu papel.
   A primeira coisa que se deve considerar é que constelações são associações arbitrárias de estrelas, vistas a partir da Terra. E por arbitrárias eu quero dizer que as estrelas que formam uma constelação não estão realmente ligadas de alguma maneira ou sequer próximas umas das outras (a não ser no nosso ponto de vista, em que não as enxergamos tridimensionalmente, mas sim como se estivessem todas projetadas sobre a esfera celeste). Para entender melhor, tome por exemplo a constelação de Orion: uma de suas estrelas, Betelgeuse, se encontra a uma distância de aproximadamente 600 anos-luz da Terra, enquanto outra de suas estrelas, Rigel, se encontra a aproximadamente 800 anos-luz de distância. Ou seja, elas não estão lado a lado como parecem estar no céu noturno. Isso quer dizer, também, que se nós orbitássemos outra estrela que não fosse o Sol, nosso céu seria absolutamente diferente, as estrelas não formariam o mesmo padrão com o qual estamos acostumados e as constelações que conhecemos não existiriam.

const3

   Além disso, a escolha das estrelas que fazem parte de uma constelação é algo subjetivo. Não é à toa que diversos povos da antiguidade tinham suas próprias constelações, com seus significados intimamente ligados à cultura local. Orion, por exemplo, vem da mitologia grega. A constelação assume supostamente a forma do caçador Orion, sendo as três estrelas que conhecemos bem, o seu cinturão. Da mesma maneira, os antigos egípcios achavam que a constelação representava Osiris, e, na América Latina, ela é conhecida como As Três Marias. Todas essas constelações englobam as mesmas três estrelinhas, dispostas de maneira bastante característica e, portanto, reconhecível no nosso céu noturno, mas cada uma é formada tembém por outras estrelas próximas, e assume um significado e um formato diferentes, de acordo com as civilizações que as criaram.

const4

   As constelações tiveram sua parcela de importância no desenvolvimento da humanidade, servindo como “pontos de referência”. Conhecer as constelações presentes no céu noturno ajudava em diversos aspectos, como na determinação das estações do ano, muito importante para a agricultura, ou auxiliando na localização, como nas viagens marítimas.
   Atualmente existem 88 constelações oficiais, que foram estabelecidas pela União Astronômica Internacional em 1922. Assim, cada uma das estrelas no céu faz parte de uma constelação.

const2

   Usando o mesmo exemplo de antes, a estrela Betelgeuse pode também ser identificada como α Ori (Alpha Orionis) e Rigel como β Ori (Beta Orionis), segundo a denominação de Bayer, que atribui uma letra grega a cada estrela de uma constelação (muitas vezes em ordem de brilho, mas nem sempre).

As Constelações do Zodíaco

   Por quê algumas dessas constelações, as chamadas constelações do zodíaco, tem maior destaque que outras? Bem, elas tem maior destaque pois são as constelações que representam os signos do horóscopo, segundo a astrologia.
   Mas por quê a astrologia só leva em consideração essas 12 constelações específicas? Por causa do movimento de translação da Terra, durante o ano, o Sol ocupa diferentes posições em relação às estrelas, e o caminho aparente que ele percorre no céu é chamado de eclíptica. Veja bem, a Terra gira em torno do Sol, obviamente, mas para nós que estamos na Terra é o Sol que parece se mover no céu. As constelações que se localizam sobre a eclíptica são o que chamamos de constelações do zodíaco. Veja a imagem abaixo, por exemplo. No mês de Março, a posição da Terra em sua órbita ao redor do Sol será tal que a constelação do zodíaco presente no nosso céu noturno será Virgem, enquanto que a constelação oposta, “escondida” pelo Sol, será Peixes. Segundo a astrologia, a constelação em que o Sol se encontra no dia do seu nascimento determina seu signo. Portanto, uma pessoa nascida em Março será do signo de Peixes.

const1

   Mas vale fazer uma ressalva. Os signos que foram estabelecidos há 2000 mil anos, e que ainda são usados hoje em dia, já não fazem muito sentido. Se na época, uma pessoa que nascia entre o final de março e maior parte de abril era considerada do signo de Áries porque era a posição que o Sol ocupava, hoje em dia deveria ser considerada do signo de Peixes, pois é a posição que o Sol ocupa atualmente durante essa época do ano. Essa posição mudou devido ao movimento de precessão da Terra. Então, na realidade, o signo de cada um de nós deveria ser o que vem logo antes.
   Além disso, existe uma outra constelação que também se localiza sobre a eclíptica, além das 12 conhecidas, a contelação de Ophiuchus. Alguns de vocês talvez se lembrem de uma polêmica que aconteceu envolvendo essa constelação e porque ela não era considerada um dos signos do zodíaco também.

Nota: Quando falei sobre as constelações do zodíaco, citei alguns tópicos de astrologia só como esclarecimento. Isso não quer dizer, de maneira nenhuma, que eu estou colocando a astronomia e a astrologia no mesmo patamar. Deve ficar claro que a astrologia não é uma ciência, não é baseada no método científico e não há nenhuma evidência ou comprovação de que a posição dos astros no momento do seu nascimento influencie de qualquer maneira sobre o seu destino, personalidade ou qualquer coisa do gênero.

Curiosidade: Toda a família Black em Harry Potter tem nomes de corpos celestes, exceto a Narcisa, por alguma razão. Bellatrix é uma estrela da constelação de Orion, Sirius da constelação de Cão Maior e Regulus é uma estrela da constelação de Leão, entre outros.

const5

Anúncios

2 comentários sobre “Constelações

  1. Eu ia comentar justamente sobre os Black! Por coincidência, acabei hoje de rever todos os oito filmes (sessão nostalgia).

    Interessante o Sirius ser da Cão Maior, será que foi intencional?

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s