13 livros que li em 2013 – Parte 1

    Depois de quase 4 meses sem postar nada, vim prestar contas. Em março deste ano, fiz dois posts com uma lista de 13 livros para ler em 2013 (parte 1 e parte 2). Agora, venho fazer uma lista dos livros que eu realmente li em 2013, e devo dizer que eu não fui muito fiel. Ops.
    Os quatro primeiros, na realidade, eu li antes de fazer os posts, então eles obviamente não entraram, exceto “O Grande Gatsby” que entrou como leitura extra.
    Eu não vou escrever nenhuma resenha nem sinopse porque é só jogar no google pra encontrar essas coisas, mas vou escrever minhas impressões e qualquer comentário que eu ache interessante. Os livros que estavam na lista de 2013 tem uma exclamação ao lado e, esses sim, tem a descrição nos posts de março, na parte 1 ou 2.

13livros1 O Cair da Noite – Isaac Asimov

    Na realidade, é um conto do Asimov que lançaram numa edição muito bonita em capa dura. É bem interessante, mas é tão curto que acaba quando deveria estar começando. À exceção de alguns “errinhos científicos”, a proposta do conto é ótima, pena que não foi tão desenvolvida quanto merecia. Vale notar: no mundo da ficção científica, Asimov é deus. Beijo no ombro.

gatsby O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald (!)

    O livro é curtinho e isso salva, já que pode ser um pouco maçante. A emoção mesmo só chega no final, que é bem legal e inesperado. Antes disso vai construindo a história devagar, com o intuito principal de fazer uma crítica à sociedade americana da década de 20, pós-primeira guerra mundial, e ao “sonho americano”. F. Scott Fitzgerald é um dos mais importantes escritores americanos e há pouco tempo saiu o filme baseado no livro, com o Leonardo diCaprio (existe um filme de 1974 também), que eu não gostei muito.

13livros2 A Máquina do Tempo – H.G. Wells

    Esse é um clássico do mundo nerd! Tem um filme de 1960 que eu quero muito ver (já até apareceu num episódio de The Big Bang Theory, quando eles arrumam aquela máquina do tempo e o Sheldon tem pesadelos com os Morlocks) e tem um filme de 2002 também que é “livremente baseado” no livro, ou seja, a trama em si não tem nada a ver. Legal mesmo é ver as explicações científicas sobre o funcionamento da máquina do tempo, que parecem super modernas, mas o livro foi escrito em 1895. Sensacional. Infelizmente, o livro é bem curtinho e conta mais um relato sobre como é o futuro da humanidade do que uma história em si. O que não deixa de ser legal, só te deixa esperando mais.

13livros3 1984 – George Orwell

    1984 é um clássico muito clássico (isso é que é definição) que virou modinha atualmente por causa de algumas coisas que estão acontecendo (e por causa de Jogos Vorazes?), o que pode ser visto com bons olhos, já que todo mundo deveria ler mesmo (melhor que ler Crepúsculo, né?). O livro é muito legal, não é difícil de ler, não é entendiante, é bem interessante, então sem mimimi. Tem filme também, mas eu nunca vi.

nomedovento A Crônica do Matador do Rei (O Nome do Vento e O Temor do Sábio) – Patrick Rothfuss (!)

    O primeiro da lista que eu li, e que bela escolha eu fiz. É MUITO bom. Muito legal, mesmo. O segundo livro é gigantesco, mas como você vai querer ler 24h por dia, acaba ridiculamente rápido, #chatiada. Se você curte livros de fantasia, você precisa ler esse. PRECISA. Inclusive, os livros ganharam um post só deles, se quiser ler, é só clicar aqui. O chato é que eles são parte de uma trilogia e o terceiro livro não sai nunca… =/

13livros4 A culpa é das Estrelas – John Green

    Como John Green ainda não era tão hypado (tava começando a ser, com esse livro), não encontrava “Quem é você, Alasca?” em lugar nenhum, ou tava muito caro. Se vocês não se lembram (claro que não se lembram), era esse o livro que tava na minha lista de 2013 e não “A Culpa é das Estrelas”. Mas é o que tem pra hoje. Ou era o que tinha pra ontem. Minha irmã tinha comprado esse, então eu li. O livro é legal, sim, mas também não é “o melhor livro da minha vida” como algumas pessoas andam dizendo. Comparado com os livros YA (young adults) que tem por aí, é um nível acima, mas ainda parece que o autor tá “trying too hard”. Mas o livro é bem legal, a história é triste e você vai chorar muito.
PS: Parece que vai sair o filme em breve.

    Por enquanto é isso! Vocês já leram algum desses? Só dois livros da lista por enquanto, que vergonha. Em breve posto o restante, na parte 2.

2 comentários sobre “13 livros que li em 2013 – Parte 1

  1. Com toda a certeza do mundo, digo que tirando a Sandy e The Sims, não temos quase nada em comum, mas John Green é lindo e eu amei “A culpa é das estrelas”. Obviamente ele não é o livro da minha vida. Quanto ai Grande Gatsby, ainda não posso comentar, to quase no fim, mas não gosto muito do conteudo dos outro livros, pq eu prefiro um drama. E fantasia não é drama. Beijo no ombro.

  2. Meu comentario anterior ficou meio estranho, mas eh meio dificil seguir uma ordem e uma gramatica coerente pelo teclado do celular que tem vontade propria.

O que você acha?

